Correio Popular Notícia



Café ji-paranaense é exportado para Alemanha e Itália

Data da notícia: 05/10/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111006d.jpg[/IMG]> O projeto prevê investimentos em infraestrutura para melhoria dos cafés certificados pela Coocaram
(Josias Brito) Os agricultores de Ji-Paraná, afiliados à Coocaram (Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua), em Ji-Paraná, produtores de café orgânico Acaram, resultado da mistura e combinação de duas variedades produtivas de café do Brasil que combina o arábica e o Robusta-conillon em proporções semelhantes, aumentaram a qualidade e o volume da produção e desde do ano passado, iniciaram a exportação do produto para Alemanha e Itália. Na próxima sexta-feira (7), a entidade assinará um convênio para investimento no café com certificação Fair Trade e orgânico. O evento acontecerá no auditório do Hotel Transcontinental e tem uma parceria com a Fundação Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Segundo o gerente de comercialização do Coocaram, Leandro Dias Martins, atualmente a cooperativa já recebe investimentos que lhes permite ser donos de todo o processo, desde a colheita até a venda final, impulsionando a comercialização do produto em grãos fora do país.
O café orgânico Acaram está conquistando o mercado, consolidando-se entre os consumidores e peritos como um produto de alta qualidade tipo exportação. Os agricultores ji-paranaense e também da região central do Estado de Rondônia cultivam este tipo de café, com métodos ambientais sustentáveis, que tem permitido chegar a diferentes cidades do mundo.
Para a reunião de amanhã, destaca o gerente de comercialização da Coocaram, Leandro Dias, está confirmada a presença do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit e o Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), além de demais autoridades políticas e lideranças de associações, cooperativas e outras organizações sociais do estado.

[B]MAIS INFRAESTRUTURA -[/B] O projeto prevê investimentos em infraestrutura para melhoria dos cafés certificados pela Coocaram como a construção de terreiros para secagem de café, aquisição de despolpadores de café, sala de classificação e degustação de café, roçadeiras costais para manejo das lavouras, marketing do café orgânico na internet, participação em feiras internacionais, contratação de quadro técnico, aquisição de equipamentos de informática, etc. O investimento beneficiará mais de 500 famílias de agricultores em 13 municípios. Espera-se ainda provocar o governo do estado a colocar, parte da liberação de orçamento, a questão da cafeicultura da agricultura familiar na pauta de ações dos próximos anos já que, nos últimos anos, a mesma esteve abandonada. ?Com mais investimento, nossa cooperativa que já exporta para Alemanha e Itália, também poderá atender neste ano clientes na Suíça?, concluiu o gerente.

Fonte:






Noticia vista 1900 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.